S.O.S. BOMBEIROS NO RESGATE DA CIDADANIA

S.O.S. BOMBEIROS NO RESGATE DA CIDADANIA

O Projeto S.O.S. Bombeiros no Resgate da Cidadania, desenvolvido em parceria com o Corpo de Bombeiros da Segurança Pública, Secretaria Estadual e Municipal de Assistência Social, cujo objetivo principal era proporcionar às crianças e adolescentes em situação de risco pessoal e ou social, atividades esportivas, educativas e de lazer em períodos alternados ao da escola.Teve início em 2002 e atendeu crianças e adolescente de 09 a 14 anos.
Foram desenvolvidas atividades pedagógicas, artísticas, cívicas, esportivas, culturais, recreativas e lazer, palestras educativas e informativas,oficinas lúdicas, dinâmicas de grupo, grupo socioeducativo para os participantes e aos pais,treinamento básico ministrado pela Corporação (primeiro socorros, prevenção de acidentes, meio ambiente, etc), plantio e cultivo de horta, promoção de atividades externas monitoradas, festas comemorativas, visitas domiciliares e atendimentos periódicos às famílias.

Desenvolver trabalho nos respectivos projetos foi muito bom. Acompanhar as crianças e adolescentes experienciando novas oportunidades, vivenciando valores e atividades de cidadania trouxeram luz e esperança aos mesmos e as famílias as quais passaram a repensar seus papéis e assim melhorar os vínculos familiares, alcançando positivamente os objetivos propostos pelo projeto.

Depoimento de Andréia Aparecida Stabelin, Assistente Social e Coordenadora do Projeto na época.